Confira 5 dicas para o tratamento de lúpus
Lúpus (Foto: Shutterstock)
1. Estabeleça uma relação de confiança com seu médico e relate todos ossintomas que observar — até aqueles que você julga não terem conexão coma doença. Como os sinais variam conforme o indivíduo, é importante que oespecialista conheça bem o seu corpo para indicar o tratamento certo.
2. Após iniciar com a medicação, fique atento a sinais como erupção cutâneano nariz e bochechas, além de dores fortes quando a respiração é profunda. Elesindicam que o problema não está sendo controlado.
3. Urina espumosa e inchaço das pálpebras apontam que há comprometimento do sistema renal. Procure o seu médico ou um nefrologista imediatamente.
4. Praticar exercícios, evitar a exposição solar e reduzir o consumo de gorduras são medidas simples que fortalecem o corpo e impactam a evolução da enfermidade.
5. Embora os fármacos normalmente usados para tratar a doença causem efeitos colaterais (acne, inchaço nas bochechas e até infertilidade), não altere a dosagem por conta própria. Isso pode agravar o lúpus a ponto de oferecer risco de morte.
Texto Diego Benine / Foto: Shutterstock
Publicado por Marília Alencar
15 de Abril de 2015
0 Comentarios