Recent News

10/recent/ticker-posts
Responsive Advertisement
Responsive Advertisement
Responsive Advertisement

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Lúpus eritematoso sistémico: tratamento natural

O lúpus ou lúpus eritematoso sistémico é uma doença autoimune na qual o sistema de defesas do organismo se altera e não reconhece que células são próprias e quais são estranhas.

Por este motivo, pode afetar diversos tecidos sãos e ocasionar doenças da pele, artrite, anemia, convulsões e até danificar órgãos internos como os rins, os pulmões ou o coração.

O que desencadeia o lúpus?

Ainda não há certezas acerca das causas que desencadeiam esta doença, apesar da maioria dos especialistas se inclinarem para as condições climatéricas e a herança genética. Os altos níveis de stress, o cigarro ou determinados medicamentos, como os antibióticos fortes, são outras possíveis causas do lúpus. As mulheres têm mais predisposição a sofrer esta doença do que os homens.

Sintomas do lúpus

Numa primeira fase:

- Eritema malar que afeta a zona das faces e o dorso do nariz, também conhecido, devido à sua forma, como eritema "asas de borboleta".

- Dores nas articulações e nos músculos.

- Fadiga e debilidade.

- Emagrecimento.

- Queda de cabelo.

- Dedos das mãos e dos pés frios.

- Erupções cutâneas.

- Depressão.

Numa segunda fase:

- Inflamação dos rins (glomerulonefrite)

- Hipertensão arterial.

- Hemorragias e infeções frequentes.

É importante observar que o lúpus se costuma manifestar por brotos. Ou seja, pode haver períodos de tempo em que a pessoa que o padece permanece sem apresentar sintomas, dando a sensação de que o lúpus se curou completamente. No entanto não é assim, já que decorrido algum tempo o lúpus volta com um novo broto, às vezes até mais intenso do que o anterior.

O lúpus eritematoso sistémico é uma doença grave (mas existe tratamento médico) que deve ser vigiada constantemente pelo médico. Mas, e se o médico concordar, em casa pode seguir alguns conselhos para melhorar os sintomas e aumentar o seu bem-estar.

Cápsulas de óleo de onagra. Ricas em ómega 3, são uma boa opção natural para melhorar as erupções da pele próprias desta doença e também a inflamação crónica das articulações. 

Infusão de alcachofra

A alcachofra tem componentes ativos que lhe possibilitam limpar o organismo e diminuir a inflamação das articulações, especialmente das mãos, dos pés e dos joelhos.

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas de alcachofra secas

1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Deite a água fervente sobre as folhas secas, tape e deixe repousar durante 10 minutos. Coe a mistura.

Utilização

Beba em seguida, de preferência antes da refeição principal.

Banhos de vinagre branco

Muitas pessoas que sofrem lúpus asseguram que mergulhar as mãos e os pés doloridos numa bacia com água morna e um pingo de vinagre branco, faz com que as dores desapareçam.

Beber água 

As pessoas que padecem lúpus devem beber água suficiente, já que os rins são um dos órgãos mais afetados pela doença. Assim, o líquido é imprescindível para os purificar e preservar o seu bom funcionamento. Então já sabe: beba água, pelo menos oito copos por dia.

Água detox de arandos vermelhos

O arando vermelho é um fruto muito utilizado na prevenção e também como desinfetante das vias urinárias.

Ingredientes

1 copo de água

Um punhadinho de arandos desidratados (em ervanárias)

Adoçante

Um pingo de sumo de limão

Umas rodelas de limão

Preparação

Misture um pingo de sumo de limão num copo grande de água e adoce a gosto com um adoçante da sua preferência. Acrescente os arandos desidratados e umas rodelas de limão. Mexa e deixe repousar durante um bocado.

Utilização

Sirva num copo, assim mesmo ou com gelo.

Por Isabel Gomes  - 15:19
18 de Marzo de 2015

Publicar un comentario

0 Comentarios